Como criar sombra no seu jardim, terraço ou varanda?
SAGIPER
Menu

BLOG

Como criar sombra no seu jardim, terraço ou varanda?

Como criar sombra no seu jardim, terraço ou varanda?

O verão já acabou mas o tempo ainda convida a fazer refeições ao ar livre, uma vez que já começa a ficar mais fresco. Por isso, neste artigo seguem algumas ideias para criar sombra no seu terraço, varanda ou jardim…

Começamos por uma opção que pode fazer você mesmo, uma estrutura de troncos em malha quadricular sobre a qual se colocaram uma série de pequenos ramos ou palha. Esta solução produz uma sombra suave, com alguma transparência, onde pode tomar por exemplo o pequeno almoço à vontade, sem o sol lhe bater na cara mas ainda assim sentir a sua luz e presença.

Esta é uma opção mais rústica, vários troncos ou ramos dispostos em paralelo cujo espaçamento entre si é mais largo do que o último. Também com esta solução pode ter alguma sombra, mas não será porém a mais confortável uma vez que deixa passar bastante sol. Ainda assim esta solução é muito bonita, usada principalmente de forma decorativa, repare como é interessante a sombra desta estrutura projectada na parede, e já pensou que este desenho muda a cada hora do dia? Muito charme…

Pode optar por uma pérgola com uma planta trepadeira, uma solução mais clássica mas intemporal, sempre bela… Para além de sombra pode desfrutar da sua beleza e acompanhar a sazonalidade da planta. Fale com um arquitecto paisagista para escolher a planta que mais se adequa à sua pérgola, há imensas opções de acordo com os seus gostos, variam a cor, a flor, a sazonalidade. Algumas das mais conhecidas e utilizadas são a vinha e a bouganvilea, plantas que já deve conhecer uma vez que são muito comuns nos jardins portugueses.

Por vezes pensamos demasiado e acabamos por ter uma solução bastante complexa que nem sempre se adequa ao nosso jardim e terraço. Já pensou em: plantar uma árvore? Parece evidente mas nem sempre nos lembramos desta hipótese. As árvores proporcionam uma sombra muito agradável e fresca, deixando ainda assim passar alguns raios de sol, para além de todos os vários benefícios que elas nos trazem…
Não haverá refeições mais agradáveis que à sombra da sua própria árvore…

Se procura soluções mais modernas existem inúmeros toldos no mercado. Desde toldos triangulares com um design bem actual a toldos retracteis que acabam por ser muito práticos já que os pode regular à sua vontade e de acordo com o tempo atmosférico. A principal vantagem desta solução é mesmo proteger da chuva. Isto caso goste de aproveitar o seu terraço mesmo nos dias de chuva.

Amália Souto de Miranda

Arquitecta Paisagista

Share